quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioNotíciasAcordos Brasil-China incluem troca de conteúdo entre EBC e Xinhua

Acordos Brasil-China incluem troca de conteúdo entre EBC e Xinhua

spot_img

Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente chinês Xi Jinping assinaram acordos internacionais, incluindo uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a agência estatal de notícias Xinhua. O acordo prevê a troca gratuita de conteúdo entre as duas empresas, incluindo textos e imagens, bem como a possibilidade de intercâmbio entre profissionais, troca de experiências, cursos e apoio logístico durante coberturas internacionais.

Foto: Reprodução

A nova gestão da EBC também iniciou negociações para retomar acordos de cooperação com instituições de comunicação pública em todo o mundo, preservando a autonomia editorial da empresa. A empresa está em negociações com empresas de diversos países, como a Agência de Notícias de Portugal (Lusa), a TV Pública da Argentina, além de instituições da Alemanha, Itália, Cuba, Equador, México, Peru, Venezuela, entre outros.

De acordo com o diretor-presidente da EBC, Hélio Doyle, a empresa busca diversidade de informação e pretende fazer acordos semelhantes ao da Xinhua com diversos países, sem preconceitos, já que o critério jornalístico final é da EBC.

A EBC já tem um acordo celebrado para troca de conteúdos com o China Media Group (CMG), grupo estatal criado em 2018 como resultado da fusão da Televisão Central da China (CGTN), a Rádio Nacional da China e a Rádio Internacional da China. O CMG é o maior conglomerado de comunicação do mundo em escala de operações, operando 47 canais de TV (com conteúdo em seis idiomas e alcance de 162 países) e 17 emissoras de rádio.

Esses acordos internacionais de cooperação entre empresas de comunicação pública de diferentes países visam a diversificação de fontes de informação, ampliando o alcance e o acesso a diferentes perspectivas sobre questões internacionais, culturais e sociais, promovendo assim uma maior interculturalidade entre as nações.

spot_img
spot_img
Redes Sociais
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Mais Notícias
Matérias relacionadas
spot_img