Nesta segunda-feira, 3 de agosto, foi iniciada a segunda etapa da Fase 2 da retomada da economia em Teresina, com a reabertura de centros comerciais, shoppings, indústria extrativa, indústria de transformação, atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas.
Na manhã de hoje, a movimentação nas lojas do Centro da capital piauiense estava bastante intensa.
“Aqui está bem movimentado e a expectativa é grande para aumentar muito as vendas. Nós tivemos prejuízo nos últimos meses, porque mesmo que estivéssemos vendendo por delivery, o volume de vendas não era tanto como a gente tem com a loja aberta. Mesmo assim a gente vendeu bem e é um novo meio que vamos manter, as vendas online”, relatou a atendente Fernanda Mendes trabalha em uma loja de roupas na Rua Barroso.
“As vendas foram boas. Apesar de ninguém vir na loja, mas a gente faz entrega e os pedidos aumentaram bastante. Comparando com esse primeiro dia [depois da reabertura], as vendas online estavam um pouco melhores. Nós vamos continuar com a venda online, mas eu acho que vai diminuir com as pessoas podendo vir na loja”, disse Letícia Mesquita, que também é atendente em uma loja de roupas.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Tertulino Passos, comentou que os empresários esperam recuperar os prejuízos que tiveram com os cinco meses das atividades comerciais suspensas.
“Estamos com uma expectativa boa, principalmente porque todos nós estávamos esperando pela reabertura. Sabemos que não vai ser fácil, mas já é um grande avanço. A maioria das lojas teve uma perda de 90% das vendas. O prejuízo que tivemos pode ser reduzido com a reabertura, mas ainda vai demorar um pouco”, declarou.
Por KELVYN COUTINHO, do Viagora.com.br