A partir de agora, máscaras de produção caseira deverão possuir três camadas de tecidos obrigatoriamente, segundo a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa). A recomendação foi feita nesse domingo (14) após uma alteração realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre a fabricação correta das máscaras faciais caseiras.
De acordo com a Recomendação Técnica Nº 013, as máscaras deverão possuir três camadas, sendo uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.
Conforme a diretora da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), Tatiana Chaves, o uso de máscaras faciais não substitui as demais medidas de proteção que evitam a contaminação pelo coronavírus.
“Essas exigências da Anvisa para a fabricação das máscaras faciais caseiras são mais uma medida como forma de oferecer uma proteção mais segura e eficaz para a população. As medidas de higienização das mãos são fundamentais para evitar o acometimento maior de pessoas contaminadas, não só pelo coronavírus, mas também pela transmissão de outras doenças infecciosas”, ressaltou.
No Piauí, o uso da máscara de proteção facial se tornou obrigatório desde o dia 22 de abril, após a publicação do decreto estadual, que trata o item como medida adicional no combate à disseminação da Covid-19.