A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), realizou nessa quinta-feira (3), uma ação de combate à caça ilegal na localidade Veneza, zona rural do município de Coronel José Dias, área de amortecimento do Parque Nacional Serra da Capivara.
A ação ocorreu após uma apreensão anterior de dois caçadores, quando a equipe da 1ª CIPA identificou indícios de que existiam mais envolvidos na prática criminosa nas imediações. Os policiais decidiram manter vigilância no local e, horas depois, conseguiram abordar mais três suspeitos em flagrante, portando diversos animais silvestres abatidos e equipamentos de caça.

Entre os materiais apreendidos estavam:
– 6 tatus
– 4 gambás
– 2 preás
– 2 pombas
– 1 tamanduá-mirim
– 1 espingarda de fabricação artesanal
– Facões e lanternas
De acordo com o capitão Odair Paes Landim, comandante da CIPA, a equipe percebeu que o movimento na mata indicava a presença de outros caçadores.
“Observamos indícios de que havia outro grupo por perto. A equipe aguardou em local estratégico e conseguiu realizar a abordagem, onde foram encontrados os animais abatidos e apetrechos de caça. Inclusive, um dos indivíduos presos seria autor de um vídeo que estava circulando nas redes sociais, no qual ele ostentava o abatimento de vários animais. Após todas as constatações, os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (DPC), para confecção do Auto de Prisão em Flagrante”, destacou.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato, onde foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Todo o material foi apreendido e o caso seguirá para investigação.
