sexta-feira, julho 19, 2024
InícioPolíciaEstudo aponta que o Piauí é o estado onde motociclistas e passageiros...

Estudo aponta que o Piauí é o estado onde motociclistas e passageiros menos usam capacetes

spot_img

Um estudo realizado pela Polícia Rodoviária Federal aponta que o Piauí é o estado onde motociclistas e passageiros usam menos capacetes. Em 2020, a PRF registrou um aumento de 51,3% nos flagrantes de condutores ou passageiros transitando sem o equipamento se comparado ao ano de 2019.

Estudo aponta que o Piauí é o estado onde motociclistas e passageiros menos usam capacetes (Foto: divulgação)

A instituição autuou 18.999 condutores por esse tipo de infração, tornando-se o estado do país, pelo segundo ano seguido, que mais autua motociclistas nessas condições. Esse índice indica que a cada duas motocicletas fiscalizadas pela PRF no estado, uma estava com o condutor ou passageiro sem o uso do capacete.

O trabalho de fiscalização a esse tipo de veículo se tornou necessário, devido aos altos índices de gravidade dos acidentes envolvendo motocicletas no Piauí. Os dados apontam que no ano passado, 720 pessoas sofreram lesões e estavam na condição de condutor ou passageiro de motocicleta, representando um índice de 55,6% do total de feridos no estado. No mesmo viés, 92 pessoas perderam a vida nessas mesmas condições, o que representa o índice de 56,8% do total de mortos nas rodovias federais piauienses.

O perfil das pessoas envolvidas nessas estatísticas muitas vezes se repetem. Na maioria dos casos, o condutor além de não estar usando o capacete de segurança, não possuía CNH e ainda estava alcoolizado, o que contribui pra potencializar a gravidade dos acidentes.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS(órgão ligado à OMS) dão conta que o uso de capacete de segurança pode reduzir o risco de morte em quase 40% e o risco de lesões graves em, aproximadamente, 70%, o que corrobora com a necessidade de uma conscientização maior por parte de todos os condutores e passageiros para a obrigatoriedade do uso do equipamento.

A PRF alerta que o condutor que for flagrado nessas situações, será autuado no valor de R$ 293,47, somará sete pontos na CNH e pode ter o seu direito de dirigir suspenso além do recolhimento da habilitação. A viagem só poderá continuar se for com o uso do capacete por todos os ocupantes.

spot_img
spot_img
Redes Sociais
16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Mais Notícias
Matérias relacionadas
spot_img