O deputado estadual Gessivaldo Isaías (PL) apresentou um Projeto de Lei Ordinária que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas, visando fomentar uma cultura favorável como modalidade de transporte eficiente e saudável. O projeto foi lido na sessão de quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa e será encaminhado às comissões para os pareceres necessários.
“Nota-se atualmente as ciclovias em estradas já são uma realidade em países e até em alguns estados brasileiros, por ser um meio de transporte muito usado. Esta prática também pode ser estendida ao Estado do Piauí”, diz.
Segundo o parlamentar, o foco da sua proposta é disciplinar a implementação de infraestrutura para os veículos de propulsão humana nas estradas estaduais, com a inclusão de ciclovias nos futuros projetos rodoviários, bem como nos projetos em andamento, dando uma maior segurança aos ciclistas, pedestres e motoristas.
A proposta prevê campanhas educativas sobre o uso consciente e correto das ciclovias, a preservação do meio ambiente com a redução do nível de gases dos veículos motorizados, a redução dos custos com transporte e o aumento da segurança de todos os usuários. “Além disso, é objetivo expandir as atividades ecológicas, esportivas, turísticas e de lazer com bicicletas”, acentua.
O deputado também reforçou lutas de outros parlamentares como Franzé Silva (PT) e Evaldo Gomes (SDD) que pediram a inclusão dos professores na etapa prioritária da vacinação contra a Covid-19. Em Projeto de Lei Ordinária ele especifica essa necessidade também para os profissionais de segurança pública, que vem garantido a paz social e estabilidade institucional durante a pandemia, sendo necessário que eles possam ir às ruas devidamente protegidos.
Gessivaldo também apresentou um Projeto de Decreto Legislativo concedendo a cidadania piauiense ao Tenente Miquéias de Sousa e Silva, lotado nos quadros da Polícia Militar do Piauí. Nascido em Osasco (SP), residiu em Juazeiro do Norte (CE) e em 2011 ingressou na PM como soldado, servindo em Picos, onde formou-se em Direito e em 2015 passou no concurso de oficiais da PM.
Fonte: Alepi