O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (29), um Indicativo de Projeto de Lei que cria o Programa “Óculos Falantes”. A proposta, que visa oferecer aos deficientes visuais mais acesso à educação, depende de aprovação na Casa e regulamentação do Executivo para nova apreciação na Alepi.
O programa consiste no fornecimento de um pequeno dispositivo que se conecta à armação de um óculos utilizado pelo deficiente visual. O aparelho possui um sensor óptico que captura a imagem e a converte, instantaneamente, em áudio por meio de um alto-falante que fica acima do ouvido. Os estudantes que tiverem interesse em ter acesso ao “óculos falante” poderão se inscrever no programa caso ele se transforme em lei.
Além do Indicativo, Henrique Pires apresentou dois requerimentos que foram lidos na mesma sessão plenária. Em um deles, solicita à Secretaria de Estado da Educação que duas escolas da Localidade KM 16, na zona rural de Parnaíba, ofereçam ensino médio. No segundo, pede o desarquivamento de um projeto de sua autoria que extingue o voto secreto na Alepi em votações de títulos de cidadania.
HOMENAGENS – Dois projetos que pretendem realizar homenagens foram lidos na sessão plenária desta segunda-feira. O deputado Dr. Hélio (MDB) é o autor da proposta de nomear o 3º Grupamento de Bombeiros Militares de Parnaíba com o nome de “1º Tenente Raimundo Benilson do Nascimento”.
Já Gessivaldo Isaías (Republicanos), propôs a concessão do título de cidadania piauiense para Josué Anchieta Neto.
UTILIDADE PÚBLICA – O deputado Hélio Rodrigues (PT) apresentou projeto de lei para reconhecer de utilidade pública a Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Assunção do Piauí. Caso a matéria seja aprovada, a entidade vai poder ter acesso a benefícios que melhorem ainda mais os seus resultados.
SEGURANÇA – João Madison (MDB) está atento aos problemas de segurança na zona rural de Teresina. O parlamentar apresentou requerimento direcionado à Secretaria de Estado da Segurança Pública solicitando o incremento do policiamento nos povoados Cajazeiras e Esperança. Ele pede maior atenção aos horários nos quais os moradores estão se deslocando para a escola e para os seus empregos.