Os deputados estaduais podem atuar em favor da população por meio de diversas ferramentas, como é o caso dos requerimentos, indicativos e projetos de lei. Um exemplo dessas intervenções é o requerimento que solicitou a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Felipe Eulálio de Pádua, situada no bairro Promorar, zona sul de Teresina.
O pedido, que foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) pela deputada Teresa Britto (PV), foi respondido recentemente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que informou que a Unidade foi reinaugurada e encontra-se em funcionamento.
Os requerimentos são documentos que tratam de diversos temas como pedidos de informação por parte de órgãos e entidades, regularização do abastecimento de água, asfaltamento de ruas, limpeza de vias, etc. Nesta semana, por exemplo, os parlamentares da Assembleia aprovaram o envio de requerimento ao Governo do Estado e à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) para a instalação de uma caixa d’água na comunidade Cacimbinha, situada no município de Geminiano.
A solicitação é de autoria do deputado Severo Eulálio (MDB), que fez o pedido visando minimizar a problemática da falta de água na localidade onde residem 35 famílias. “A instalação dessa caixa d’água vai amenizar de forma imediata os efeitos da falta de água. A caixa existente atualmente não atende as necessidades das famílias que vivem no assentamento”, justifica.
Já o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) requereu à Casa o encaminhamento de expediente à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD-SUL) para a adoção de providências para a recuperação das ruas do bairro Santa Cruz, em Teresina. O parlamentar justifica que as ações de melhoria no local são necessárias em razão de problemas estruturais causados pelas chuvas.
Andréia Sousa – Edição: Katya D’Angelles