Com o objetivo de alinhar os procedimentos estratégicos para situações de emergência durante o período chuvoso, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Defesa Civil, promoveu reunião com as secretarias e SAAD’s envolvidas no Plano de Contingência. O encontro aconteceu na manhã da última terça-feira (07), no salão nobre do Palácio da Cidade. Além de avaliar o plano, a reunião também serviu para reforçar orientações, tirar dúvidas e aprimorar os procedimentos.
O Plano de Contingência é o conjunto de estratégias de preparação e resposta que orientam as ações do município em situações de risco relacionadas à chuva ou outros fenômenos naturais.
“Realizamos esta reunião preventiva para avaliarmos o Plano de Contingência, reforçarmos as orientações e alinharmos os procedimentos em caso de necessidade. Além da Defesa Civil, as secretarias pertinentes e SAAD’s estarão de plantão e de sobreaviso para o que for preciso”, ressaltou o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa.
Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, a criação de um grupo interno está relacionada a essa iniciativa, já que os integrantes estarão envolvidos em ações externas. “Esse grupo foi criado para todas as intervenções relacionadas a chuvas, incêndios, quedas de árvores, em que daremos apoio, por exemplo. Estamos prontos para isso, para direcionar as nossas forças”, afirmou Carlos.
O secretário acrescentou ainda que na semana passada, foi realizada uma reunião na própria secretaria. “O prefeito Dr. Pessoa nos chamou e pediu que fizéssemos essa aqui para tratar com todas as secretarias, todas as superintendências, para cada um dizer o que pode oferecer em relação a equipamentos, mão de obra, etc. Enfim, estamos agora aqui, e o prefeito vai assinar de hoje para amanhã a criação desse comitê emergencial da Defesa Civil de Teresina e também eleger um coordenador” disse Carlos Ribeiro.
Outro ponto discutido será a escolha de um local que poderemos ficar nos reunindo semanalmente ou mais vezes dependendo da situação, da gravidade e da evolução das chuvas, temos o Teatro do Boi, e também os superintendentes da SAAD”s estão disponibilizando seus gabinetes, finalizou.
PMT