A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou que a partir de amanhã, 12 de abril, irá ampliar a faixa etária dos trabalhadores da saúde que poderão receber a vacina contra a gripe e a vacina bivalente contra a COVID-19. Agora, profissionais com 18 anos ou mais serão elegíveis para a vacinação em um dos três pontos de vacinação disponíveis na cidade.
As vacinas estarão disponíveis nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, bem como no Teresina Shopping – edifício garagem G1, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para receber a vacina, os profissionais de saúde devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, cartão de vacinação e um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde, como declaração ou contracheque, com data de até três meses.
Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, ressalta que, para receber a vacina bivalente contra a COVID-19, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente e aguardar um intervalo de quatro meses após a última dose. Além dos trabalhadores da saúde, outras pessoas já contempladas com a vacina bivalente são os idosos, pessoas com deficiência permanente ou imunocomprometidas a partir dos 12 anos, gestantes e puérperas.
Quanto à vacina contra a gripe, ela estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente e imunossuprimidas a partir dos 12 anos. Para os trabalhadores da saúde, a vacina da gripe estará disponível nos mesmos pontos de vacinação da vacina bivalente.
A ampliação da faixa etária dos trabalhadores da saúde para a vacinação contra a gripe e a COVID-19 em Teresina é mais um passo importante na proteção desses profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. A FMS reforça a importância da vacinação como uma estratégia fundamental para o controle dessas doenças e incentiva todos os elegíveis a buscarem a imunização nos locais indicados, seguindo os documentos e critérios estabelecidos.