O protagonismo piauiense é um dos grandes destaques da terceira edição do Nordeste ON (NEON), que teve início na quinta-feira (3) e segue durante toda esta sexta-feira, 4 de julho, no Centro de Convenções de Teresina. Entre as 200 startups expositoras, destacam-se iniciativas com soluções inovadoras em áreas como inteligência artificial, gestão jurídica, educação, saúde e impacto social.
Para os empreendedores locais, o evento representa uma oportunidade única de visibilidade e conexão. “Estar no NEON significa se conectar com pessoas. Você está aqui batendo um papo com uma startup do seu lado, com um possível investidor do outro. É estar presente no ecossistema e abrir portas para oportunidades”, afirma Gabriel Esteves, CEO da Flux Consultoria, especializada em IA.

Já Marcos Sávio, da startup Jazygo, plataforma online que registra memórias afetivas de pessoas falecidas, destaca o impacto do evento para ideias que buscam espaço: “É uma oportunidade única de estar num evento de padrão internacional, dentro do Nordeste, dando a chance de expor projetos que, sem esse tipo de apoio, não teriam visibilidade.”
Aloisio Araújo, CEO da Gojus, plataforma criada por dois advogados piauienses para descomplicar a gestão de escritórios de advocacia, reforça a importância do evento para o ecossistema local. “A gente vê o tanto que o Estado está fomentando empreendedores no Piauí. Batalhamos para ter espaços como esse, então ter esse evento aqui em Teresina é fundamental. A gente agradece e reconhece esse empenho do governo”, destaca.Além da exposição de startups, o NEON 2025 oferece mais de 60 horas de programação voltadas à capacitação, conexão e geração de negócios. Entre os destaques, estão as rodadas de investimentos, com mais de 50 fundos e corporações, mentorias especializadas, pitch reverso, batalhas de startups e uma seletiva para o Web Summit Lisboa.

O espaço
Instalado em uma área de 14 mil m², a iniciativa promove diversos espaços temáticos, que ampliam a experiência dos participantes. A Arena Startups reúne as 200 empresas expositoras inovadoras com soluções desenvolvidas no Piauí e em outras regiões do país. Já a Arena do Futuro recebe grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Camila Farani, Nina Silva, Alfredo Soares, Tony Ventura e Lucia Helena Galvão, discutindo tendências e o impacto da inovação.
O evento valoriza ainda a cultura e os produtos regionais. No Hub Origens, o público encontra produtos com Indicação Geográfica (IG) de diversos estados do Nordeste, como a Opala de Pedro II (PI), a Cajuína do Piauí, a Renda Renascença (PB) e a Cachaça de Viçosa (CE). A Arena Gastronômica reúne 10 estandes com o melhor da culinária local, enquanto a Arena Pop Tech oferece atrações musicais e culturais.

Outros ambientes incluem a Arena Global, com a seletiva para o Web Summit Lisboa, com 38 startups nordestinas concorrendo a uma vaga no evento internacional; e ainda: a Arena Inova Tech e a Arena Edu Tech, voltadas à inovação e educação empreendedora. A experiência é completada por espaços como a Arena Gastronômica, a Arena Pop Tech, o Lounge ESG, a Loja Sebrae, o Espaço de Descompressão, ideal para descanso e networking informal; e o NEONCast, podcast transmitido ao vivo com cobertura em tempo real.
O NEON 2025 também realiza visitas técnicas a instituições do ecossistema de inovação de Teresina e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio de um Plano de Descarbonização. A iniciativa inclui ações como transporte sustentável, gestão de resíduos, uso de energia limpa e o Carbonômetro, ferramenta interativa que mede a pegada de carbono dos participantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site nordesteon2025.com.br. Com uma proposta que valoriza o talento local e conecta o NordesteL ao mundo, o NEON 2025 consolida o Piauí como um dos principais polos de inovação do país.