segunda-feira, novembro 24, 2025
InícioDestaquesPolícia Civil deflagra nova fase da Operação Rastreio contra rede de desbloqueio...

Polícia Civil deflagra nova fase da Operação Rastreio contra rede de desbloqueio de celulares roubados em 11 estados

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (17), uma nova etapa da Operação Rastreio, ação permanente voltada ao combate ao roubo, furto e receptação de celulares em todo o país. Nesta fase, a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCPIM) cumpre 132 mandados de busca e apreensão em 11 estados, com foco em supostos “cursos de desbloqueio de celulares on-line”.

Investigação teve início após prisão de especialista em desbloqueio

A apuração começou em maio, após a prisão de Alan Gonçalves, considerado um dos principais nomes do país no desbloqueio remoto de celulares. Além de oferecer o serviço, Alan ministrava aulas on-line ensinando como destravar diferentes modelos de aparelhos.

Durante a investigação, a polícia identificou uma rede nacional de clientes, já que ele também afirmava saber remover IMEIs do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) — um banco de dados restrito da Anatel e das operadoras, fundamental para combater dispositivos roubados.

O IMEI, composto por 15 dígitos, funciona como o “RG” do celular e é essencial para identificar o aparelho, mesmo sem chip. Em casos de roubo, o bloqueio desse número impede o uso do dispositivo em outras redes e dificulta a revenda ilegal.

As diligências ocorrem simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

spot_img
Mais Notícias
Matérias relacionadas